A cidade

Breve Resumo da Cidade

História

Em 15 de março de 1850, o território que pertencia a atual Simão Dias foi elevada por lei a Vila, denominada “Senhora Santa Ana de Simão Dias” Simão Dias (de 1912 a 1944: Anápolis) recebeu status de município pelo decreto nº 51 de 12 de junho de 1890. Após se tornar uma cidade, Simão Dias teve como primeiro prefeito, escolhido por meio de uma votação, o coronel e advogado Rafael Arcanjo Montalvão.

Geografia

A região localiza-se no Polígono das Secas, com temperatura média anual de 24,1 graus Celsius, mas no inverno a temperatura pode variar entre 9 graus Celsius e 18 graus Celsius. Um fato interessante é que Simão Dias é a cidade mais fria de Sergipe. A precipitação de chuvas média ao ano é de 880 milímetros, mais predominante de março a agosto (outono-inverno). O relevo municipal é representado por pediplanos com ocasionais formas tabulares e cristas, a cidade possui muitas grutas e cavernas. A vegetação do município compreende capoeira, caatinga, campos limpos e Campos Sujos e vestígios de Mata. O município está inserido nas bacias hidrográficas do rio Vaza-Barris e do rio Piauí, com rios principais além do rio Vaza-Barris, os rios Jacaré e Caiçá.

De acordo com a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vigente desde 2017, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Itabaiana e Imediata de Lagarto. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, o município fazia parte da microrregião de Tobias Barreto, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Agreste Sergipano.

Economia

A região tem como principais fontes de receitas a agricultura (mandioca, milho, feijão, laranja e o maracujá), a pecuária (bovinos, ovinos, suínos e equinos), a avicultura (galináceos, estrutiocultura) e a mineração (lavra de rochas carbonáticas, para transformação em cal e brita)[10] implementados pela fabrica Cal Trevo Industrial LTDA localizada no Povoado Apertado de Pedras na região nordeste do município. O setor industrial está em expansão com a criação do Distrito Industrial (ainda em obras) com quatro empreendimentos já confirmados no complexo: dois do setor de móveis, um ligado a renovação de pneus e outro voltado para manipulação de metais; além da ampliação da fábrica de calçado já existente, a Dakota. Dispõe também de 5 agências bancárias, dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banese, Bradesco.